Fone: +55 (51) 3472-2740

LENÇÓIS MARANHENSES COMPLETO C/ SÃO LUIS-MA e DELTA DO PARNAIBA-PI
BLOQUEIO AÉREO LATAM 32 LUGARES + TERRESTRE | SAÍDA PRINCIPAL: POA/RS COM GUIA

LOTADO

Parque Nacional dos Lençóis - MA .

SÃO LUIS - CITY TOUR CAPITAL DO MARANHÃO - PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES - CIRCUITO LAGOA AZUL - NAVEGAÇÃO DO RIO PREGUIÇAS A ATINS COM CANTO DO ATINS E LAGOS-DUNAS-MAR - MANDACARU - VASSOURAS - LAGOAS E DUNAS DOS GRANDES E PEQUENOS LENÇÓIS - PAULINO NEVES - TUTÓIA - NAVEGAÇÃO DE TUTOÍA PELO DELTA DO PARNAÍBA - POVOADO DE CARDOSA E BOIA CROSS NO RIO FORMIGAS - SANTO AMARO DO MARANHÃO - CIRCUITO BETÂNIA DE LAGOS E DUNAS

01/08 a 09/08/2024 - 9 dias

LENÇÓIS MARANHENSES » Os Lençóis Maranhenses são o maior campo de dunas da América do Sul, com uma área de 1.500 quilômetros quadrados, quase a mesma da cidade de São Paulo. Concentra rios e dunas fixadas pela vegetação da restinga, manguezais e lagoas permanentes e temporárias. Mas dois terços do parque são cobertos por dunas de areia livre, que num dia de vento forte podem se deslocar até 10 centímetros. Considerado um dos destinos mais bonitos do país, os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros e quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas. Roteiro personalizado para a exploração dos cenários exuberantes sem muita correria, ou seja, aproveitar o máximo de cada destino, apto para todas as idades (exceto pessoas com mobilidade reduzida), considerando que todos os passeios serão realizados em transportes adaptados para a região, sem aglomeração, sempre com acompanhamento de guia local, complementando a viagem com a visita da capital do estado - São Luís. Faça já a sua reserva - os lugares são limitados a 32 pessoas!

ROTEIRO - PROGRAMAÇÃO DIA A DIA »

01/08/24 (1º Dia, Quinta) CANOAS / SÃO PAULO / SÃO LUÍS (AÉREO): Apresentação no Park Shopping em Canoas/RS, com pelo menos 3h de antecedência ao horário do voo confirmado, para viagem aérea com escala e troca da aeronave no Aeroporto de São Paulo (GRU). Chegada prevista do grupo no Aeroporto de São Luís/MA nas primeiras horas do dia seguinte. Recepção e traslado ao hotel para acomodação. A cidade de São Luís, com mais de 400 anos, é a única capital brasileira fundada por franceses, mas curiosamente é a mais lusitana de todas - colonizada por portugueses, apresenta o antigo e o moderno conectados com fortes características dos colonizadores, especialmente na notável e preservada arquitetura. A cidade é situada em uma ilha rodeada por praias, dunas e manguezais.

02/08/24 (2º Dia, Sexta) SÃO LUIS - CITY TOUR SÃO LUÍS: Café da manhã no hotel e manhã inteiramente livre para atividades pessoais. Sugerimos descansar, aproveitar a praia ou visitar com mais tempo algum local como o Centro do Artesão Maranhense, vitrine do artesanato produzido em todo o estado, o Ceprama ocupa o prédio da antiga Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo (1891), no bairro Madre Deus, em São Luís, e tem uma área de aproximadamente 3.000 m². Em sua área interna, boxes em que artistas e artesãos maranhenses produzem e vendem artesanato das diferentes regiões do estado. Às 12h, encontro com o guia local para saída diretamente ao almoço (não incluído). Posteriormente, início do city tour com guia local, iniciando com a visita panorâmica da parte moderna, finalizando na parte histórica - patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO desde 1997. Panorâmica pela Av. Litorânea passando pelas praias do Caolho, Calhau, São Marcos, Ponta D'areia e em seguida parte para o Espigão Costeiro (Letreiro Ilha do Amor). Após segue pela Ponte José Sarney em direção à Av. Beira Mar em contemplação à Baía de São Marcos, saindo da parte nova e entrando na São Luís histórica, descemos na Praça Dom Pedro II, para caminhada pelas ruas, ruelas, becos e demais pontos turísticos. Destaques: Palácio dos Leões (sede do Governo do Estado), Palácio de Lá Ravardière, Tribunal de Justiça do Maranhão, Catedral da Sé, Praça Benedito Leite, Praça Nauro Machado, Mercado das Tulhas + Lojas de artesanato, Museu do Reggae, Rua Portugal e Casa do Maranhão. No término, restante do tempo livre para atividades pessoais independentes. Pernoite no Hotel BrisaMar.

03/08/24 (3º Dia, Sábado) SÃO LUÍS / BARREIRINHAS (RODO 263 km) // BARREIRINHAS / GRANDES LENÇÓIS - LAGOA AZUL: Café da manhã no hotel e posteriormente saída a Barreirinhas, viagem em micro-ônibus ou VAN (dependendo do Nº de Passageiros) de aprox. 4 horas, como parada técnica no município de Morros. Chegada ao hotel a partir das 12:30h. Tempo livre para almoço (não incluído) e posteriormente acomodação no hotel. A partir das 15:00h visita dos GRANDES LENÇÓIS - LAGOA AZUL dentro do Parque Nacional dos Lençóis. Embarque em Toyota 4X4 do tipo jardineira para até 10 pessoas comodamente sentadas (veículo aberto com teto), acompanhado de guia local, para a Caminhada pelas dunas de areia branca e visita da LAGOA AZUL, com tempo para banho e apreciar o pôr-do-sol. A permanência no Parque dura em média 2 horas. O retorno do passeio acontece após o pôr do sol que é um convite a uma viagem interior, ao questionamento do que realmente vale a pena na vida..., chegando ao hotel por volta das 18:00h; recomendamos levar água e salgadinho, uma vez que não há infraestrutura de apoio na área protegida pelo parque. Restante do tempo livre. Pernoite na Pousada Buriti.

04/08/24 (4º Dia, Domingo) BARREIRINHAS / CARDOSA - BÓIA CROSS - OPCIONAL SOBREVOO DAS DUNAS E LAGOAS:  Café da manhã no hotel.  A partir das 09h, Saída em Jardineira 4X4 para até 10 pessoas comodamente sentadas (veículo aberto com teto) com destino ao povoado de Cardosa para passeio BÓIA CROSS PELO RIO FORMIGA, que se trata de uma flutuação em boias pelo Rio Formiga, que é uma experiência fantástica, relaxante e divertida. O percurso até o povoado de Cardosa é realizado em parte em estrada de asfalto e maior parte em estrada de terra em Toyota jardineira 4x4 ou similar, com 1 hora de duração. Na chegada o guia conduzirá o grupo até o início do percurso da flutuação do Rio Formiga que dura em média 1h. O percurso em águas cristalinas permite a observação de vegetação local, assim como, alguns ribeirinhos que vivem na região. Recomendamos levar roupa de banho, toalha, protetor solar etc. No final do trajeto haverá momento para banho e posteriormente almoço (não incluso) em restaurante simples de Cardosa e a seguir retorno ao Hotel. Restante do tempo livre para atividades pessoais independentes ou para realizar passeios opcionais. Sugerimos aproveitar restante da tarde para SOBREVOO DOS LENÇÓIS E LAGOAS, que inclui traslado até o aeroporto, pequeno avião para sobrevoo, sobrevoando rio Preguiças até a região dos Pequenos Lençóis e Vassouras, Parque eólico em construção, Mandacaru, Praia de Caburé, Atins e a foz do rio. Retorno pelos Grandes Lençóis em direção à Lagoa Azul e Dunas, onde será efetuado um sobrevoo de 360º, retorno ao Aeroporto de Barreirinhas em aprox. 30 minutos. Valor por pessoa (a confirmar): R$ 750,00 para mínimo de 4 pessoas. Pernoite na Pousada Buriti.

08/24 (5º Dia, Segunda) BARREIRINHAS / PEQUENOS LENÇÓIS / TUTÓIA  NAVEGAÇÃO DELTA DAS AMÉRICAS / TUTÓIA / BARREIRINHAS (73 + 73 km): Café da manhã no hotel, posteriormente, em torno das 07:30h início do embarque para viagem pela nova estrada asfaltada, por 1h30min, em Jardineira 4X4 para até 10 pessoas comodamente sentadas (veículo aberto com teto) em direção ao Município de Tutóia, cruzando as dunas dos PEQUENOS LENÇÓIS, passando por Paulino Neves, Lagoinha, onde será realizada uma parada técnica à beira do Lago. Chegada a Tutóia em torno das 09:30h, cidade turística do Estado MA que possui 75% do Delta das Américas. Às 10:00h início do Passeio de lancha (habilitada pelo Marinha) com saída do Cais do Porto em direção a algumas das ilhas do Delta, com paradas em praias paradisíacas para banhos refrescantes, passando pelas ilhas do Cajueiro, Melancieira e do Coroatá, nesta última com ponto de apoio para almoço à base de frutos do mar, servido às 12h, às 14h saída para continuação do passeio. No final da tarde por volta das 17h acontece o ápice do passeio, aonde vamos de lancha ao dormitório dos guarás (pássaro de cor vermelha), uma ilha repleta de manguezal onde os belos Guarás se recolhem para dormir, o que nos proporciona uma das mais belas imagens naturais: a revoada dos Guarás. 17:40h - Retorno a Tutóia. 18:00h - O desembarque é realizado no Cais do Porto de Tutóia, saindo em seguida viagem a Barreirinhas, previsão de chegada em Barreirinhas às 20:00h. Restante do tempo livre. Pernoite na Pousada Buriti.

06/08/24 (6º Dia, Terça) BARREIRINHAS / NAVEGAÇÃO DO RIO PREGUIÇAS / ATINS / VASSOURAS / SANTO AMARO (90 km): Café da manhã. Às 07:30h traslado ao píer do Rio Preguiças para embarque em Lancha Voadeira, navegando BARREIRINHAS / ATINS / BARREIRINHAS. O percurso é cheio de belas paisagens da APA (Área de Proteção Ambiental) com matas ciliares, dunas e vegetação autóctone. Ao chegar no Porto de Fora em Atins, seguimos em veículo 4x4 do tipo jardineira para até 10 pessoas comodamente sentadas (veículo aberto com teto) pela vila até pegarmos a trilha que nos leva ao Canto do Atins, entre o mar e as dunas dos Lençóis Maranhenses com parada para a escolha do almoço. Possui dois restaurantes famosos: o Restaurante da Luzia e o Restaurante do Sr Antônio. Essa fama se deve ao delicioso camarão grelhado servido por eles. Receita de família, onde o segredo é o tempero que é guardado a sete chaves. Além do camarão existem outras opções para refeição. A continuação visita das Lagoas do Circuito e Lagoa das Sete Mulheres, desembarque no lugar permitido pelo ICMBio, para caminhada curta (leve a moderado) até as Lagoas. Oportunidade para banho refrescante nas lagoas do local e na volta ao Canto do Atins, breve parada na praia. Na sequência parada para o almoço (não incluso) no restaurante onde foi escolhido o menu na ida. Pausa para descanso e em torno das 14:00h retorno a Barreirinhas, com paradas em Mandacaru, para visita ao Farol da Preguiça, onde o preparo físico será posto à prova, para subida de 160 degraus. Esforço recompensado ao visualizar parte da região do alto do farol. Embarque na lancha e parada em Vassouras, um vilarejo de pescadores, onde os macacos pregos, selvagens, mas mansos, costumam aparecer. A partir das 16:00h chegada a Barreirinhas e traslado a Santo Amaro do Maranhão. Onde a chegada será ao finalzinho da tarde ou início da noite, com o pôr-do-sol nas dunas. Restante do tempo livre. Pernoite na Pousada Lençóis Maranhenses

07/08/24 (7º Dia, Quarta) SANTO AMARO DO MARANHÃO - CIRCUITO BETÂNIA (94 km): Café da manhã no hotel, desocupação do hotel, saída em torno das 07:15h em viagem de VAN, Microônibus ou Veículo 4X4, até a pequena cidade de Santo Amaro do Maranhão que é conhecida pelo cenário de belas Lagoas e de referência cinematográfica do filme “casa de areia “. Nesse passeio iremos conhecer as mais belas lagoas da região, faremos um rali pelas dunas em carro 4x4. Parada no restaurante em Santo Amaro para reservar o almoço (não incluído), em seguida partimos para a primeira lagoa, fazemos um pequeno rali por cima das dunas de 4X4 e em alguns minutos chegamos na primeira lagoa, visitamos as seguintes lagoas: Lagoa do cajueiro e Lagoa Betânia do CIRCUITO BETÂNIA (circuito visita das Lagoas do Toco, da Barragem, Cajueiro, Betânia e Junco) com oportunidade para banho em alguns dos lagos. Em horário oportuno retorno ao restaurante para trocar de roupa (se for preciso) e tempo para o almoço. A partir das 14h, retorno ao hotel. Pernoite na Pousada Lençóis Maranhenses.

08/08/24 (8º Dia, Quinta) SANTO AMARO DO MARANHÃO / AEROPORTO DE SÃO LUIS (225 km) // SÃO LUIS / SÃO PAULO (AÉREO): Café da manhã no hotel e dia parcialmente livre para atividades pessoais (late check out a confirmar, se houver disponibilidade). A partir das 17h, saída do hotel para traslado ao Aeroporto Internacional de São Luís. Chegada em torno das 20h30 diretamente para jantar (não incluído) Em seguida, continuação ao aeroporto para procedimentos de embarque com partida nas primeiras horas do dia seguinte. Pernoite a bordo (sem refeições).

09/08/24 (9º Dia, Sexta) SÃO LUIS / SÃO PAULO / CANOAS (AÉREO): Partida nas primeiras horas da manhã para viagem aérea de retorno a Canoas, com conexão no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU). Chegada nas primeiras horas da tarde. Despedida do grupo e até a próxima viagem! FIM DOS SERVIÇOS.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE » A ordem das visitas programadas poderá ser alterada, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem, sem deixar de cumprir a programação, exceto por força maior. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre. Estamos e estaremos sempre cuidando de tudo para você tirar o máximo de proveito da sua viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS »
-Passagem aérea LATAM em voo regular, classe econômica, bloqueio de grupo, POA / BSB / SAO LUIS // SÃO LUIS / BSB / POA.
-TAXAS E IMPOSTOS aeroportuários, de emissão, impostos e franquia de bagagem: 1 bagagem de mão de até 10kg e despachada 1 de 23kg.
-Traslados privativos em Ônibus, Micro-ônibus ou VAN do Aeroporto São Luis / Hotel São Luís // Hotel São Luis // Hotel Barreirinhas.
-02 Noites (na ida) de hospedagem em hotel com café da manhã em São Luis-MA, em apto standard, single, duplo ou triplo.
-Tour privativo: CITY TOUR SÃO LUÍS - Parte moderna e histórica, com transporte e guia local + Walking Tour centro histórico
-03 Noites de hospedagem em Pousada com café da manhã em Barreirinhas-MA, apto/chalé Standard single, duplo ou triplo.
-CIRCUITO LAGOA AZUL com o pôr-do-sol nas Dunas do Parque Nac. dos Lençóis em veículo 4X4 Jardineira + motorista-guia e guia do grupo.
-NAVEGAÇÃO RIO PREGUIÇAS A ATINS em Lancha Rápida (Rios/Lagos/Dunas/Mar) e veículo 4X4 Jardineira + motorista-guia e guia do grupo.
-Traslado Barreirinhas/Tutóia/Barreirinhas em veículo jardineira 4x4 com paradas nos Pequenos Lençóis na ida + motorista-guia e guia do grupo.
-DELTA DO PARNAÍBA E SUAS ILHAS, saída de Tutóia em Lancha Voadeira, com paradas em algumas ilhas com a revoada dos Guarás.
-BOIA-CROSS RIO FORMIGAS no povoado de Cardosa, flutuação de boia de 1 hora, com traslados em veículo 4X4, motorista-guia e guia do grupo.
-Traslado privativo em Veículo 4X4 ou VAN/Microônibus do Hotel de Barreirinhas ao Hotel de Santo Amaro do Maranhão.
-02 Noites de hospedagem em Pousada com café da manhã em Santo Amaro do Maranhão-MA, apto/chalé single, duplo ou triplo.
-CIRCUITO BETÂNIA DE SANTO AMARO - Parque Nacional dos Lençóis, em veículo 4X4 com motorista-guia + guia do grupo.
-Traslado privativo em VAN ou Microônibus da Pousada Lençóis Maranhenses ao Aeroporto de São Luis.
-Guia acompanhante credenciado EMBRATUR desde Porto Alegre/RS, do primeiro dia até o final da viagem para grupo acima de 16 pessoas.
-Bolsa pequena de viagem e etiqueta de bagagem.
-Seguro de viagem nacional de R$ 30.000,00 até 85 anos de idade (consultem adicional). NÃO COBRE COVID.

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS »
-ADICIONAL PARA A COBERTURA DA COVID, de acordo com a idade das pessoas (valores conforme abaixo).
-Carregadores de malas no check in/out nos hotéis, aeroportos, excesso de bagagem, assentos prioritários ou preferenciais.
-Refeições, bebidas, ingressos a parques nacionais, reservas ecológicas, bebidas e outras despesas de caráter pessoal (gastos extras).
-Gastos com segunda via do RG ou Carteira Funcional, outras documentações, como vacinas, que poderão ser solicitadas para viajar.
-Passeios e/ou eventos opcionais que o passageiro opte por realizar fora da programação e traslados até os pontos de embarque/desembarque.
-Noites adicionais para entrada/saída em data ou horário diferente do grupo e diferença tarifária para adiantar ou adiar a ida e ou a volta.
-Gorjetas para os prestadores dos serviços em destino, conforme programação, para guias, motoristas, garçons etc.
-Não estão incluídos impostos sobre serviços extras adquiridos no destino, taxas de turismo cobradas por algumas cidades.

SEGURO VIAGEM »
(*) SEGURO VIAGEM PADRÃO 30K OU SIMILAR (COM COVID): Incluído até 85 anos. 
Adicional 86-99 anos: R$ 10,00 por dia. Clique aqui para acessar as coberturas. 
(*) ADICIONAL PARA AUMENTO DA COBERTURA PARA 100K OU SIMILAR:
Até 64 anos: R$ 8,00 por dia / 65 a 85 anos: R$ 16,00 por dia / 86 a 99 anos: R$ 22,00. Clique aqui para acessar as coberturas. 

VALOR DO PACOTE POR PESSOA – PARTE TERRESTRE + PARTE AÉREA »
Apto Duplo/Triplo standard: R$ 7.790,00 com todas as taxas e impostos.
Apto Single (Individual) Std: R$ 9.490,00 com todas as taxas e impostos.
Obs.: Apto triplo a terceira pessoa dormirá em sofá-cama e criança no apto com os pais consulte disponibilidade e tarifas.

FORMAS DE PAGAMENTO »
Opção 1 - À VISTA: Desconto de 3% do valor do pacote, podendo pagar 50% no ato (pix) e 50% após 30 dias somente com boleto.
Opção 2 - CHEQUE PRÉ: Entrada de 20% com cheque ou pix e saldo em 10X com pré-datados, somente para residentes no RS e SC (*).
Opção 3 - BOLETO BANCÁRIO: Entrada de 30% com cheque/pix e saldo em até 6X, devendo estar quitados 5 dias antes do embarque.
Opção 4 - CARTÃO DE CRÉDITO: Entrada de 30% com cheque/pix e saldo em até 6X nos cartões VISA / MASTER / OUTROS.
(*) Os clientes residentes fora do RS/SC podem pagar com cheques pré-datados, sendo que o último cheque deverá ser para até 5 dias antes do embarque.

CONDIÇÕES GERAIS PARA A COMPRA DO PACOTE »
1.Preenchimento e assinatura do contrato de viagem com as condições gerais em duas vias.
2.Entregar ou enviar a cópia da identidade e/ou do passaporte do passageiro responsável e dos acompanhantes.
3.Enviar a ficha de autorização de débito (solicite) assinada (para compras c/Cartão de Crédito).
4.Em caso de cancelamento serão cobradas taxas e/ou penalidades de acordo com nossas condições gerais – contrato de viagem por adesão.

HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES »
01/08 a 03/08/24 - SÃO LUIS: HOTEL BRISAMAR
03/08 a 06/08/24 - BARREIRINHAS: HOTEL POUSADA VASTO HORIZONTE (Chalés)
06/08 a 08/08/24 - SANTO AMARO DO MARANHÃO: POUSADA LENÇÓIS MARANHENSES
Sujeito a confirmação de acordo com a disponibilidade do mesmo hotel ou similar em categoria e localização.

SOBRE OS HOTÉIS NOS DESTINOS »
-Os hotéis podem pedir uma garantia no check-in em cartão de crédito ou moeda nacional para despesas extras ou danos.
-Os quartos são de categoria standard, sem vistas especiais ex: praia, piscina, monumentos… (exceto quando informados).
-A configuração das camas é solicitada na reserva ao hotel que fica a confirmar no check in, de acordo com a disponibilidade.
-O horário de check-in é entre as 15h00 / 16h00 e o check-out é às 10h00 / 11h00, podendo sofrer alterações por alta temporada.
-A liberação para entrada ou partida fora dos horários indicados, fica a cargo do hotel e pode acarretar cobranças extras.

PARTE AÉREA CONFIRMADA - LATAM LOC GUDNCEX32 »
01/08/24 - LA9213 15:15  17:00 QNS GRU (Canoas / São Paulo)
01/08/24 - LA3294 22:40  02:05 GRU SLZ (São Paulo / São Luís)
09/08/24 - LA3295 02:55  06:25 SLZ GRU (São Luís / São Paulo)
09/08/24 - LA9212 12:00  13:45 GRU QNS (São Paulo / Canoas)
Franquias: Bagagem de mão = 10 kg e bagagem despachada = 23 kg.
Cia. Aérea, voos e horários sujeitos a alterações até a confirmação do bloqueio.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
Brasileiros/as em viagem aérea ou rodoviária dentro do território nacional deverão apresentar no embarque a Carteira de Identidade Civil (RG) ou qualquer outro documento com foto com validade em todo o território brasileiro. Estrangeiros e menores de idade consultem documentações necessárias.

LOCAL DE EMBARQUE PRINCIPAL »
O local de embarque dos passageiros do Rio Grande do Sul será o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS - Terminal 1.
Apresentação para check in e embarque, no mínimo 2h antes do horário de partida do voo, por se tratar de viagem aérea em grupo.
Passageiros de outras cidades de estados vizinhos poderão embarcar no seu Aeroporto de Origem com adicional da diferença tarifária.

DICAS PARA UM PASSEIO AGRADÁVEL E INESQUECÍVEL PELA ROTA DAS EMOÇÕES»
-Respeite os horários, use sempre roupas leves e chinelo, levar filtro solar, óculos escuros, chapéus ou bonés, roupas leves como shorts e camisetas.
-Leia bem a programação para ficarem por dentro sobre o transporte, hospedagem, passeios e normas de conduta ambiental nos locais a visitar.
-Se você utiliza lentes de contato, sugerimos que leve os seus óculos de receita para fazer os passeios nas dunas, por conta do vento forte.
-Cuidado com a desidratação, em lugares de muito calor beba bastante líquidos, procurando usar uma garrafinha. Evite copos descartáveis.
-Conhecer e respeitar as regras gerais do lugar onde está hospedado é ser gentil com a comunidade e cuidar do meio ambiente.
-As plantas, rochas, galhos, flores, rosas fazem parte do ecossistema do local. Não as leve como lembrança.
-Faça sua parte e BOA VIAGEM!

Desejamos excelente experiência de viagem!